Tutorial de branding: como criar um logo

Dicas básicas para abordar o design de um logo, por The Negra
Um logo pode ser a cereja no bolo de um projeto gráfico. Ou seu ponto de partida. Seja como for, deve ser distinguível, único e memorável. Terminam aí as regras fixas, porque mesmo um dos imperativos mais intuitivos — ter boa legibilidade — nem sempre se aplica, dependendo do que a marca procura.
É o que nos ensinam os três sócios do estúdio argentino The Negra (@thenegra), os designers Diego, Lio e Pancho. Neste tutorial, aprendemos premissas básicas para criar um bom logo, levando em conta a mensagem que queremos transmitir, a marca à qual se aplica e as possibilidades gráficas de que dispomos.
6 dicas básicas para criar um logo
Teste com a mesma fonte tipográfica do sistema gráfico... ou não.

Pode-se usar a mesma tipografia do sistema gráfico, de modo que o conjunto seja identificado com facilidade. Ou, por outro lado, a busca por uma fonte completamente diferente também poderia provocar esse efeito memorável.
Se a primeira opção é a mais desejada, teste diferenciar ligeiramente a fonte, aplicando efeitos como Stroke, linha ou contorno. Mantém-se, assim, a relação direta com o restante do sistema gráfico e diferenciando o logo ao mesmo tempo.
2. Experimente efeitos tridimensionais

A tipografia pode ter um aspecto tridimensional e um formato pop-up, permitindo sua fácil dissociação, ou seja, seu uso fora do contexto do próprio logo.
3. Utilize caixas, molduras e destaques

Outra opção para destacar a palavra do logo é colocá-la dentro de algo: uma caixa, uma moldura, um fundo destacado. Essa é uma boa solução para diferenciá-la ao máximo, caso a tipografia seja a mesma do restante do conjunto gráfico.
4. Utilize negritos e itálicos

Testar negritos, itálicos ou outras modificações da tipografia também traz identidade. Mas cuidado: uma solução que se adequa a uma letra pode não funcionar em outra. É importante ir testando letra por letra, seção por seção do logo.
5. Leve sempre em conta o restante do conjunto gráfico

De vez em quando, insira as letras que está criando no restante do conjunto gráfico para ver se existe harmonia entre elas.
6. Modifique uma única letra para alcançar o detalhe único que está procurando

Teste fazer modificações em uma única letra, o que adicionará identidade ao logo. Um sistema gráfico dinâmico permite, inclusive, que essa mesma letra (ou todas as outras) mude de acordo com a situação. Mas atenção: isso, evidentemente, não funciona para todas as marcas. Faça muitos testes antes de optar por essa solução.
Gostou deste tutorial? Lembre-se de que pode aprender com The Negra todos os segredos para chegar a um bom logo e criar os diferentes elementos de um sistema gráfico em seu curso online "Design de identidade para marcas".
Você também pode se interessar por:
- Design de logos: do conceito à apresentação, um curso de Sagi Haviv
- Criação de marcas com personalidade, um curso de Pupila
- Lettering cursivo para logotipos, um curso de Martina Flor
- Desenho de logotipos caligráficos, um curso de Joluvian
0 comments