
@isaque_criscuolo
O que é ilustração Search and Find e quais são suas características?

Descubra os conceitos e principais referências deste estilo de ilustração desafiante, muito popular e repleto de detalhes
É bastante provável que você conheça Wally, personagem de roupas listradas em vermelho e branco que se tornou um ícone da cultura pop a partir dos anos 80 do século XX. Ele foi criado pelo ilustrador Martin Handford, cuja franquia Onde está o Wally? ganhou o mundo e o coração de milhares de pessoas.
O trabalho de Martin é pioneiro por popularizar o que hoje conhecemos como ilustração Search and Find ou ilustração Seek and Find (Busca e Encontra, em tradução literal para português), também um grande gênero de livros infantis cujo objetivo é criar desafios para encontrar personagens e objetos em grandes composições recheadas de detalhes.

Martin Handford é uma das grandes influências do ilustrador brasileiro Victor Beuren (@victorbeuren), reconhecido internacionalmente por seus traços lúdicos e coloridos.
Victor já trabalhou com marcas como Sky, Warner, Forbes, Hershey's, Volkswagen e Tanqueray, além de fazer parte da lista 200 Best Illustrators, da Lüerzer's Archive, uma das maiores revistas de publicidade do mundo.
Na Domestika, ministra o curso Ilustração estilo Search and Find no Procreate e na sequência o artista nos ajuda a compreender melhor o que é a ilustração Search and Find, quais são suas características e principais referências.
E se você quer se aventurar nesse estilo, mas está se sentindo bloqueado, não perca o tutorial gratuito ao final do post e aprenda três maneiras incríveis de desbloquear a criatividade.
Características da ilustração Search and Find
A ilustração Search and Find tem como característica principal, segundo Beuren, "contar histórias que se entrelaçam numa riqueza única de detalhes". Para isso, são criadas grandes composições de cenários como uma praça, uma cidade, um ambiente com pessoas, bichos e, claro, bastante coisa acontecendo ao mesmo tempo.
É na composição e harmonia de todos esses elementos, aparentemente caóticos, que mora o segredo do estilo, capaz de dar vida a mosaicos e murais repletos de elementos e easter eggs que despertam a curiosidade e prendem a atenção de quem os vê.

Para criar neste estilo, um ilustrador precisa prestar muita atenção aos detalhes. Victor Beuren, por exemplo, conta que "uma ilustração leva de 40 a 70 horas para ficar pronta".
A ilustração estilo Search and Find possui um grande potencial mercadologico, sendo atualmente muito utilizada em campanhas publicitárias, livros, revistas, games, sites, apps e muito mais.
O seu grande apelo é a riqueza de detalhes e as possibilidades de criar universos fantásticos, coloridos e repletos de pequenas narrativas.

Origens do estilo Search and Find
Apesar de não existirem muitas informações sobre quando e onde este estilo de arte começou a tomar forma, é possível identificar as influências de Hieronymus Bosch, pseudônimo do pintor Jeroen van Aken, dos séculos XV e XVI.
As obras de Bosch apresentam seu olhar minucioso numa série de composições fantásticas e diabólicas, de tom satírico e moralizante, retratando os vícios, os pecados e os temores de ordem religiosa que afligiam o homem medieval.

O Jardim das Delícias, hoje parte do acervo do Museu do Prado, em Madrid, na Espanha, é um excelente exemplo da estética do artista e da característica detalhista de sua obra.
5 artistas de Search and Find inspiradores
As ilustrações de Victor Beuren possuem um traço único e divertido, influenciadas especialmente por alguns dos grandes nomes do estilo Search and Find contemporâneo.

Confira quem são alguns desses artistas e o que os faz únicos.
Martin Handford
O ilustrador britânico e autor de livros infantis Martin Handford é o criador da série de livros Onde está o Wally?, que nos Estados Unidos recebeu o nome de Waldo. Seu traço é colorido e rico em detalhes, sendo facilmente reconhecido até hoje.
Ao todo, os sete livros de Wally venderam mais de 73 milhões de cópias, traduzidos para 26 línguas e publicados em cerca de 50 países.

Mattias Adolfsson
Mattias Adolfsson (@mattiasadolfsson) é um renomado e premiado ilustrador sueco e professor da Domestika, que já trabalhou para vários estúdios de animação como Nickelodeon, Dreamworks e Disney. Além disso, sua longa lista de clientes inclui revistas como The New Yorker, The Hollywood Reporter e New York Times.
Ele costuma usar caneta e aquarela para criar suas ilustrações em sketchbooks, dando vida a um estilo lúdico e divertido.
Na Domestika, Mattias ministra os cursos A arte de desenhar: transforme seus rabiscos em arte e Sketching criativo: dê vida e detalhes às suas ilustrações.

Rod Hunt
Rod Hunt é um premiado ilustrador, desenhista de mapas e o artista por trás dos livros Where's Stig?, além do programa de TV Top Gear, da BBC.
Ao longo de sua carreira, vem criando Ilustrações retrô e paisagens super detalhadas para clientes britânicos e internacionais, dando vida a capas de livros, campanhas publicitárias, mapas de campus, parques temáticos e até mesmo instalações de museus e exposições em grande escala.
Seu livro Top Gear: Where's Stig?, foi o 4º mais vendido no Reino Unido em 2009 na categoria não-ficção.

Marija Tiurina
Marija é uma ilustradora britânica com mais de 10 anos de experiência na área de arte e design comercial. Ela já trabalhou com clientes como Apple, Saatchi & Saatchi, Disney, Wacom, Computer Arts, Disney, Microsoft e muitos outros.
A artista costuma criar projetos variados, de publicidade, livros impressos e infantis até jogos, arte conceitual e ilustração online.

IC4DESIGN
Este é um estúdio japonês, com sede em Hiroshima, composto por uma equipe de ilustradores e designers gráficos premiados. Seus projetos são marcados por ilustrações coloridas, divertidas e ultra detalhadas.
Além dos trabalhos com marcas, o estúdio desenvolve livros próprios e produtos licenciados.

3 maneiras de desbloquear a criatividade
Ilustração Search and Find exige níveis altos de criatividade e uma constante atenção aos detalhes. Uma pressão que, por vezes, pode resultar no tão temido bloqueio criativo.
Porém, quando isso acontece, ao invés de mergulhar na frustração, você pode fazer uma pausa e aprimorar as próprias habilidades através de exercícios básicos de desenho que estimulem sua mente e a devolvam à zona de máxima criatividade.
No tutorial abaixo, Mattias Adolfsson compartilha estratégias para desbloquear sua criatividade de três maneiras simples, usando o lápis como a melhor arma contra o bloqueio criativo.
Assista!
Gostou de saber mais sobre o estilo Search and Find? Se quiser aprofundar seus conhecimentos na área da ilustração, não perca os cursos da Domestika, ministrados pelos melhores especialistas!
Você também pode se interessar por:
- O que é um diário ilustrado e como começar um?
- Tutorial ilustração: como a luz funciona
- 12 tutoriais gratuitos para ilustradores que querem divulgar seu trabalho (e não sabem como)
- Técnicas de ilustração para desbloquear sua criatividade, um curso de Adolfo Serra
- Sketchbook experimental: encontre seu estilo de desenho, um curso de Sarah van Dongen
0 comments