Illustration

Download grátis: 3 pincéis para ilustrar no Procreate

Descubra os brushes favoritos de um especialista em ilustração animada e use-os nos seus projetos criativos

A ilustração pode ser uma linguagem poderosa na hora de contar histórias, começando pelo traço escolhido, passando por cores, estilos e, claro, a construção narrativa. Cada pequeno elemento contribui para a mensagem final que você quer passar. 

Ao longo dos anos, o ilustrador Martín Tognola (@martin_tognola), que já trabalhou para clientes como The Washington Post e The New York Times, encontrou a forma de explicar ideias por meio de ilustrações animadas em loop.

Baseado em Barcelona, Martín possui mais de 25 anos de experiência na área de ilustração e imprensa. Desde 2015, publica um GIF animado semanalmente na edição digital do jornal La Vanguardia, além de ilustrar a coluna de opinião escrita pelo jornalista Jordi Évole.

Martín Tognola já trabalhou para clientes como The Washington Post e The New York Times
Martín Tognola já trabalhou para clientes como The Washington Post e The New York Times

No arquivo que o ilustrador compartilha ao final do post, você encontrará materiais exclusivos presentes no curso Ilustração animada no Procreate: conte histórias com movimento.

Antes de baixar o arquivo, confira algumas informações úteis sobre pincéis digitais e ações básicas para trabalhar no Procreate.

Para que servem os pincéis digitais?

Todos os programas de edição de imagem digital destinados a ilustradores tentam imitar o uso de mídia física por meio de vários pincéis e efeitos de tinta. Muitos incluem pincéis projetados digitalmente para representar estilos tradicionais, como óleos, acrílicos, pastéis, carvão, caneta esferográfica e até mesmo mídias como aerografia.

Estes pincéis são um dos principais recursos para personalizar o nosso trabalho, pois permitem utilizar variáveis ​​humanas como, por exemplo, a pressão do nosso tablet digital para criar diferentes efeitos. Geralmente, quanto maior a pressão, mais intenso será o efeito de preenchimento e o efeito do pincel.

Além disso, na maioria dos programas de pintura digital, os usuários podem criar seu próprio estilo de pincel usando várias combinações de texturas e formas. Essa possibilidade é muito importante para colmatar a lacuna entre a pintura tradicional e a digital e para dar às nossas criações uma assinatura, uma personalidade própria.

Programas de edição de imagem digital destinados a ilustradores tentam imitar o uso de mídia física por meio de pincéis
Programas de edição de imagem digital destinados a ilustradores tentam imitar o uso de mídia física por meio de pincéis

A importância das ferramentas digitais

Graças aos pincéis digitais, a pintura digital nasceu como um gênero com peso próprio e seus recursos foram incorporados pela maioria dos profissionais de imagem. Hoje podemos dizer que a ilustração digital faz parte do mainstream, mas não faz muito tempo era algo que poucos artistas usavam em suas obras. Como os artistas começaram a usar computadores para desenhar e ilustrar?

Os primeiros que se atreveram a fazê-lo não foram apenas artistas, mas também engenheiros e cientistas. Um deles foi Michael Noll que, em 1962, usou computadores para criar imagens por meio de padrões e algoritmos matemáticos. Os primeiros artistas digitais usavam algoritmos para gerar imagens aparentemente aleatórias e abstratas.

Graças aos pincéis digitais, a pintura digital nasceu como um gênero com peso próprio
Graças aos pincéis digitais, a pintura digital nasceu como um gênero com peso próprio

No início dos anos 1980, a ilustração digital ganhou novo impulso como ferramenta criativa, após o surgimento da Adobe, uma grande desenvolvedora de design digital e software de manipulação de imagens. Na mesma década também foram criados o Corel Draw e o Paint, programas que popularizaram o acesso à ilustração digital por meio do computador pessoal.

Outro marco importante para o segmento foi o lançamento do Macintosh, que possibilitou aos designers utilizar no dia a dia ferramentas hoje conhecidas em todo o mundo: o Illustrator e o Photoshop. Desde então, a ilustração digital tornou-se parte da estética contemporânea e um método de trabalho prático e universal.

Você pode acessar exemplos da história da ilustração digital e detalhes de seu desenvolvimento neste link.

Ações básicas para trabalhar com Procreate em um iPad

Nos últimos anos, o aplicativo Procreate tornou-se popular rapidamente entre ilustradores e artistas visuais, graças ao seu preço baixo, grande conjunto de ferramentas e controles frequentemente intuitivos.

Combinando alguns elementos de interface tradicionais com recursos habilitados para iPad, como atalhos gestuais com as mãos, o aplicativo torna mais fácil começar a ilustrar sem ter que lidar com uma grande curva de aprendizado de software.

Neste tutorial, o ilustrador Samuel Rodriguez (@samrodriguezart) compartilha o básico para começar a usar o Procreate, demonstrando como configurar um novo documento, manipular camadas e pincéis e usar atalhos que salvam tempo.

Assista!

Técnica de aplicação de tinta

Repleto de recursos, o Procreate permite dar um acabamento perfeito às suas criações por meio do uso de ferramentas simples e intuitivas.

O ilustrador Óscar Lloréns (@ollorens), cujo trabalho inclui criações para Coca-Cola, Naciones Unidas e Cirque du Soleil, além de peças artísticas expostas na Espanha, no México, na França e na China, é um especialista neste versátil programa.

Neste tutorial, ele ensina a técnica de aplicação de tinta aos contornos dos esboços e os melhores pincéis para essa aplicação.Trata-se de um método clássico de desenho que consiste em pintar as bordas de um rascunho para, depois, colorir seu interior. É uma técnica muito utilizada no mundo dos quadrinhos e dos mangás clássicos.

Confira!

3 pincéis para ilustração no Procreate

A escolha dos pincéis é algo muito pessoal. Em muitos casos, depende da maneira como você desenha, do seu estilo e do acabamento que deseja dar à sua ilustração.

Martín compartilha aqui os que mais usa e estão em sua pasta de favoritos: Graphite Pencil, Ink Pen e Pentel Brush.

Clicando no botão abaixo, você encontrará um arquivo em formato .pdf na pasta Downloads do seu computador, com 3 pincéis para ilustrar no Procreate, de Martín Tognola.

Join for Free and download

U3-Pinceles Favoritos-20210316T150704Z-001.zip

Join for Free with your email
By clicking "Join for Free" I am confirming I am 16 or older and I accept the Terms of use, the Privacy Policy, the Cookies Policy, and agree to receive news and promotions.
Already have an account? Log in

Se você quiser saber mais, poderá fazê-lo inscrevendo-se no curso Ilustração animada no Procreate: conte histórias com movimento, no qual aprenderá a usar a animação como recurso narrativo para enfatizar uma ideia ou desenvolver um conceito.

Recommended courses

Portrait Sketchbooking: Explore the Human Face. Illustration course by Gabriela Niko

Portrait Sketchbooking: Explore the Human Face

A course by Gabriela Niko

Discover the fundamentals of portraiture by learning to draw facial features and tracking your progress in a sketchbook

  • 149,178
  • 95% (2.8K)
98% Disc.
Original price $49.99USD
Buy $0.99USD
Daily Sketching for Creative Inspiration. Illustration course by Sorie Kim

Daily Sketching for Creative Inspiration

A course by Sorie Kim

Improve your drawing process as you explore, imagine, and experiment in your sketchbook on a daily basis

  • 165,962
  • 98% (4K)
98% Disc.
Original price $49.99USD
Buy $0.99USD
Drawing for Beginners Level -1. Illustration course by Puño

Drawing for Beginners Level -1

A course by Puño

Create your first sketchbook by applying basic techniques for drawing by hand

  • 268,237
  • 99% (10K)
98% Disc.
Original price $49.99USD
Buy $0.99USD
0 comments