Materiais: needle felting, ou feltragem com agulha

A designer Maria Filipe Castro, conhecida como droolwool, mostra a extensa lista de ferramentas e objetos que emprega na confecção de bonecos com feltro, lã e muita criatividade
Maria Filipe Castro é uma toy artist especializada em desenhar e produzir personagens e figurinhas feitos com materiais têxteis, feltro e lã. Além de expor suas peças regularmente, esta criadora conhecida como droolwool (@droolwool) mantém uma loja on-line para vendê-las.
Em seu curso na Domestika, centrado especificamente na fabricação de brinquedos e animaizinhos através da técnica da feltragem com agulha, internacionalmente conhecida como needle felting, ela utiliza diversos tipos de agulhas, escovas, lãs, estilete (x-ato) e outras ferramentas.
No vídeo a seguir, droolwool nos mostra estes materiais em detalhes:
Kit básico para o needle felting
Lã merino

Segundo droolwool, é a mais suave, sua preferida para moldar os bonecos. Ao ter as fibras todas na mesma direção e uma espessura mais fina, é mais fácil de trabalhar e propicia um resultado mais bem acabado. A corrediale é outro tipo muito usado na feltragem com agulha, apesar de ter fios mais grossos. Ambos os nomes se devem às raças de ovelha das quais são extraídas.
Dracalon/enchimento sintético

Muito usado em patchwork, é um material prático, barato e eficiente para encher a lã em alguns casos.
Esponja alta e com boa densidade e flanela

É a base sobre a qual serão feitos os furos com as agulhas durante o processo de feltragem. Convém que a esponja seja suficientemente alta e firme para não permitir que a agulha a transpasse inteiramente, atingindo a mesa ou, pior, as suas mãos. Para não investir em espumas mais caras e sofisticadas, você pode começar com aquelas que servem para encher almofadas, por exemplo.
Para evitar que a lã tenha contato direto com a esponja durante o processo de feltragem, o que poderia provocar um indesejável agarramento das fibras, é recomendável cobrir essa base com um trapo de flanela. E uma forma prática de retirar essas fibras é utilizar rolos adesivos e de esponja.
Escova de pentear animais

Muito útil para misturar a lã que será a base do seu processo de feltragem.
Alicate, tesoura e pinça

Essas simples ferramentas têm funções complementares. O alicate serve para várias coisas: escavar o feltro para fazer formas côncavas, fazer furos na peça ou agarrar fios mais duros, que você não puder romper com a mão – na hora de desfazer uma parte do processo de feltragem, por exemplo. A pinça permite agarrar melhor fibras e fios, e a tesoura, claro, serve para cortá-los, além de eliminar pontas durante o acabamento da peça.
Agulhas de feltrar e seus suportes



Há agulhas de vários tamanhos e espessuras. Em comum, elas costumam ter uma base em forma de L, que, originalmente, permitia um melhor encaixe nas máquinas industriais para as quais foram criadas. Hoje, esse encaixe também permite uma boa aderência aos suportes de madeira que facilitam a manipulação durante a feltragem sem que você machuque suas mãos.
Há suportes únicos e outros multiagulhas. Geralmente de plástico, estes últimos permitem uma feltragem mais rápida, com várias agulhadas ao mesmo tempo, enquanto propiciam um agarre confortável.
A especialista recomenda usá-las na vertical e com cuidado. Apesar de resistentes, elas têm uma ponta que se pode entortar caso sofra muitos golpes.
Para pegar a prática, comece pela 32, mais grossa e forte. Depois, quando tiver mais experiência, pode passar à 42 e a outras mais finas.
X-ato/estilete para ranhuras

Fazer ranhuras nas peças, eliminar com precisão algum pedaço indesejável ou cortar pontas são algumas das possíveis funções desta importante ferramenta de acabamento.
Gostou destas dicas? Lembre-se de que pode aprender com droolwool a criar lindos bonecos e animaizinhos de lã com a técnica do needle felting em seu curso 'Criação de um Toy Art: técnica de feltragem com agulha'.
Você também poderá se interessar por:
- Materiais: crochê
- 10 artistas têxteis que você precisa conhecer
- Projetos de Toy Art da comunidade Domestika
0 commentaire