@ntams
Tutorial Caligrafia: aprenda como fazer um cálamo
Aprenda passo a passo a construir essa ferramenta antiga de caligrafia com Joaquín Seguí
É possível que você nunca tenha ouvido falar dos cálamos, mas a verdade é que são uma das ferramentas de caligrafia mais antigas que existem. Em resumo, um cálamo é uma cana oca, cortada obliquamente em uma de suas extremidades, que se utiliza para escrever graças à sua capacidade de acumular tinta e nos permitir desenhar sobre a folha.
É fundamental em formas de escrita caligráfica como a uncial, pois permite gerar formas compactas e orgânicas sobre a folha. Também, aos que estão começando na caligrafia, permite treinar e soltar a mão.
Por isso, se você quer saber como construir o próprio cálamo caseiro utilizando somente alguns materiais baratos, não perca o seguinte tutorial em vídeo do designer gráfico especializado em caligrafia Joaquín Seguí (@joaquinsegui):
Preciso de quais materiais?
- Uma cana. Melhor que não seja de bambu: é um material muito resistente e de difícil trabalho.
- Um estilete.
- Uma lata de refrigerante de metal.
- Uma lixa.

1. Tire a ponta da cana
A primeira coisa que temos que fazer é, auxiliados pelo estilete, tirar a ponta de um dos extremos da cana. Você pode ver o processo nas fotografias abaixo:




2. Faça um reservatório
O reservatório é a peça onde armazenaremos a tinta. Para fabricá-lo, você precisa cortar um retângulo da lata de refrigerante e prendê-lo na ponta da cana em que acabamos de trabalhar. Uma vez recortado, você deverá abrir algumas fendas na ponta da cana, suficientemente fundas para sustentar o pedaço de lata. Por fim, você terá que dobrar o pedaço de lata e encaixá-lo nas fendas, para que ele possa segurar a tinta. Você pode ver o processo nas seguintes imagens:



3. Lixe a ponta
O último passo na construção do nosso cálamo é lixar a ponta da extremidade afiada, assegurando-nos de que tenha um contato perfeito com a página em que iremos trabalhar.
Nosso cálamos já está pronto para ser usado! Basta carregar a ponta de tinta untando com o pincel a parte inferior da lata e logo estaremos criando letras!

Se você gostou deste tutorial, lembre-se de que poderá aprender a criar letras com muita personalidade e num estilo moderno com Joaquín Seguí em seu curso on-line Caligrafia uncial para principiantes.
Você também poderá se interessar por:
- Você sabe a diferença entre lettering, caligrafia e tipografia?
- 7 hábitos para artistas produtivos
- Anatomia tipográfica: as partes das letras




0 comments