Tutorial Fotomontagem Artística: como criar uma narrativa

Descubra com Carlos Herrejón os elementos chave para contar uma história em forma de fotocomposição
Câmera, Photoshop e muita imaginação. Não se requerem muitos recursos para contar uma boa história resumida numa imagem. Neste tutorial, o artista visual Carlos Herrejón nos ensina os elementos básicos para elaborar uma narrativa através de uma fotografia e uma edição criativa no Adobe Photoshop.
Premiado internacionalmente por seus trabalhos de pegada surrealista – e de evidente inspiração na composição clássica de grandes mestres da pintura universal –, o mexicano é professor do curso Fotocomposição artística, aqui na Domestika.
Confira as dicas que ele nos dá para criar uma narrativa fotográfica de força e expressividade únicas.
O primeiro passo, claro, é ter uma ideia, saber o que se quer contar. Herrejón quer compor o momento exato no qual uma bela jovem tem um pensamento genial, uma inspiração. A partir daí, há uma série de passos que ajudarão você a estruturar mentalmente essa situação. São eles:
Contexto físico - Imaginar o lugar onde se passa a cena evoca referências que todos temos a partir das experiências que vivemos, de obras artísticas que conhecemos. Ou seja, ajuda a enriquecer esteticamente a fotocomposição antes mesmo de ela ter um contorno final. Herrejón imagina a jovem sentada no sofá de uma sala de estar acolhedora, com uma lareira acesa ao fundo.
Contexto temporal - É dia? É noite? Chove? Faz sol? O tempo está nublado? Saber (e mostrar) esse contexto é uma forma sutil e muito funcional de traduzir a atmosfera da cena. Uma janela estrategicamente posicionada, no caso de uma fotografia de interior, pode ser uma boa solução.
Contexto emocional - Que sentimento predomina na composição? Esse momento "Eureka!" da jovem terá uma pegada épica. Mas a atitude dela, como imaginou o artista, é relaxada. Definir tudo isso é vital na hora de orientar a modelo e fotografar.

Contexto da personagem - O artista reforça que este é o ponto no qual devemos investir mais. A escolha do modelo perfeito para a história agrega muito à narrativa.
Outros elementos - A personagem vai ter uma grande ideia. Portanto, talvez seja interessante inserir a figura de uma musa. Daí, a imaginação do artista salta para a música, que pode ser o elemento inspirador. Que tal vestir a personagem principal de branco, como um quadro que ainda será pintado, e sendo visitada por uma musa?
Para expressar a presença da música na foto, pode-se inserir, por exemplo, um gramofone antigo. E a personagem principal segura bloco e caneta para anotar o pensamento recém-chegado.
Eis a composição tomando uma forma mais definitiva...

Esboço - O artista reúne todos os elementos imaginados e os traduz num rascunho que será a linha mestra na hora de fotografar e, posteriormente, editar o projeto no Photoshop. É de grande ajuda saber previamente a posição dos elementos, sua atitude e o resultado ao qual se quer chegar.
Nome - Imaginada a cena como um todo, pensar num nome para ela – um que amarre a ideia geral – é o próximo e definitivo passo. Herrejón já tem um título para sua cena: "Inspiração".

Agora é a hora de você pôr a mão na massa e fazer sua própria composição. Para ajudá-lo, Herrejón traz ainda mais lições valiosas de como estruturar uma narrativa na forma de fotomontagens em seu curso 'Fotocomposição artística'.
Você também pode se interessar por:
- Segredos da fotomontagem e do retoque criativo, um curso de Carles Marsal
- Fotomontagem surrealista com Photoshop, um curso de Carlos Jiménez Varela
- Matte painting cinematográfico, um curso de Koke Núñez
0 comentarios