Meu projeto do curso: Design e criação de bijuteria com miçanga
by Marina Figueira Cardoso @marinagaiaa
- 142
- 4
- 2















Comecei pelas pulseiras com miçangão rajado e anéis, no tear de papelão. E depois quando chegou o tear dd MDF, fiz as 2 pulseiras de estudo seguindo o padrão do guia. Primeira (marrom transparente e perolado) e segunda (azul transparente e perolado)
A princípio, eu pretendia fazer os primeiros testes com as miçangas que eu tinha em casa da Preciosa (antiga Jablonex) n° 12, (as miúdas) mas na hora de passar a linha em determinado momento travava porque eram pequenas demais, então resolvi parar e fazer apenas os anéis com elas. Então resolvi continuar usando outras que eu tinha em casa que são de vidro, e não sei a procedência.. mas eram irregulares, então fui selecionando as mais parecidas aos poucos pra conseguir terminar, como treino pras próximas. Pretendo adquirir novas miçangas para continuar, tanto da Preciosa quanto Miyuki (a recomendada por aqui) pra que o processo que já é trabalhoso fique um pouco mais leve.
Também tinha feito outro desenho, mas como ainda estava testando as miçangas resolvi fazer este outro padrão pra treinar, já que eu não sabia quantas fileiras eu precisaria considerando o tamanho das miçangas que estava usando, e este fica mais fácil na hora de acrescentar ou eliminar uma ou outra.
Os teares de papelão e MDF cumpriram sua função com a diferença que o de MDF por ser rígido não oscilava a tensão os fios. Mas para aprender a tecer o de papelão serviu muito bem.
Já as linhas, usei no esqueleto a linha Sita 60Nz que é uma linha excelente, bem resistente. E a linha encerada comum (grossa). Em alguns, na falta de uma linha que seja grossa, porém mais fina que a encerada (para um acabamento mais fino), acabei usando a mesma linha Sita do esqueleto nas beiradas. Pretendo adquirir uma que seja intermediária.
A cola que usei foi a T6000 da TekBond. Gostei muito por ela tem um bico dosador bem fino. E o acabamento dela é transparente e flexível como o recomendado. Tem que se esperar a cola secar totalmente antes de encostar, pois pode ficar opaca e esbranquiçada. Deixo secar umas boas 24hrs pra não ter erro.
Confesso que foi um desafio encontrar outras alternativas de produtos, pois alguns dos citados não achamos no Brasil, como as marcas de colas e a linha fina. Mas com bastante pesquisa encontrei essas opções que realmente são boas. Já fica salvo por aqui.
Em breve investirei em novas miçangas para criar desenhos mais elaborados.
Obs.: 1° pulseira de estudo foram 7 horas de trabalho (com miçangas irregulares) e 19 colunas. A 2° (também com 19 colunas) foi quase o dobro, pois as miçangas eram ainda mais irregulares do que a primeira e a seleção (de tamanhos parecidos) foi essencial pra que ficasse alinhado em ambas, por isso a demora no processo.
Gostei muito do curso, as explicações são fáceis de entender. Gostaria de ter mais materiais para trabalhar no andamento do curso, como mencionei, mas estamos em um período complicado aqui no Brasil, por conta a pandemia do Covid, então optei por adquirir materiais via internet e outros que tinha em casa pois estou de quarentena. Mas acredito que não tenha interferido no aprendizado da técnica. Continuarei praticando.
Agradecimento especial as professoras.
2 comments
fatto
Teacher PlusExcellent!!!!!! Thanks for sharing your processes and progress. Beautiful your projects congratulations
See original
Hide original
naiaraaimee
Thank you for sharing your trajectory on the course, so cool your experience!
See original
Hide original
Log in or join for Free to comment