Diogo Aguiar
TeacherPro

Diogo Aguiar

Architect

Porto, Portugal

Diogo Aguiar

Diogo Aguiar é um arquitecto português formado pela Faculdade de Arquitectura do Porto (FAUP).

O seu estúdio - Diogo Aguiar Studio - trabalha nas fronteiras da arte e da arquitetura, desenvolvendo instalações e edifícios espaciais e interiores de pequena escala, oscilando entre os contextos público e privado.

Em 2018, o atelier Diogo Aguiar Studio foi considerado um dos “Jovens Talentos da Arquitectura Portuguesa”, pelo website internacional Archdaily Brasil e no mesmo ano foi selecionado para participar na representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza, com a curadoria de Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah, sob o título Public Without Rethoric.

O seu trabalho tem sido publicado em importantes revistas e livros, nacionais e internacionais, e tem sido convidado para dar entrevistas, conferências e workshops em vários países, tendo participado em eventos como o Brescia Design Festival (Itália, 2016) ou o Experimenta Pontevedra (Espanha, 2018).

Entre os seus principais trabalhos construídos, destacam-se:
- a instalação efémera de luz Start, no Largo dos Lóios no Porto, a pretexto da celebração dos vinte anos do Porto, Património Cultural da Humanidade (2016);
- o Pavilhão de Jardim, em Serralves, no Porto, a pretexto da “Incerteza Viva” - 32aBienal de São Paulo (2017);
- o Museu Temporário Paula Rego, no Centro Colombo, em Lisboa (2017);
- e a reconversão do edifício da Eira na Quinta da Aveleda, em Penafiel, em loja e salas de provas (2018).

Diogo Aguiar é também co-fundador e co-curador da Galeria de Arquitectura, no Porto – um espaço independente dedicado à reflexão da cidade e da arquitectura.

Teaching

  • Ephemeral Architecture: Design Temporary Spaces

    Learn to ideate and develop an architectural project by exploring the material and sensory qualities of a temporary space

    A course by Diogo Aguiar, Architect

    71% Disc. $44.90USD

Projects

Schools