Photoshop vs. Lightroom: qual é o melhor?

Conheça os prós e contras de trabalhar com os dois programas mais populares de edição de fotos
No mundo todo, existem dois programas muito populares voltados especificamente para a edição de imagens: Adobe Photoshop e Adobe Lightroom. À primeira vista, podem parecer muito semelhantes, pois ambos permitem editar fotos, mas a verdade é que cada um foi projetado para uma finalidade específica e, por isso, afetará seu trabalho de pós-produção de uma maneira diferente.
Em suma, o Photoshop pode ser comparado a uma sala escura digital, que pode ser usada para ajustes detalhados em qualquer tipo de imagem. O Adobe Lightroom, no entanto, é mais parecido a um estúdio fotográfico completo, pois importa, organiza, edita e exporta fotografias.
Entender as semelhanças e diferenças entre os dois irá ajudá-lo a decidir qual programa é mais adequado às suas necessidades.

Semelhanças
Em geral, fazem basicamente a mesma coisa: editam imagens. Embora realizem essa tarefa de maneira diferente, ambos permitem alterar, ajustar e melhorar fotos.
Os dois programas permitem trabalhar com vários tipos de arquivo, incluindo JPEG, PNG, TIFF e RAW - ambos usam o mecanismo de processamento Adobe Camera Raw (ACR) para gerenciar os arquivos. Possuem, portanto, comandos e opções de edição semelhantes para ajustar a saturação, trabalhar com curvas e corrigir a distorção de lente. Também apresentam uma ampla variedade de efeitos que podem ser aplicados instantaneamente, como preto e branco, sépia e outros estilos artísticos.
O Lightroom armazena imagens e permite fazer ajustes locais e, em seguida, enviar a imagem ao Photoshop para redimensionar, melhorar a resolução e criar uma bela composição.

Por que usar o Photoshop?
- É uma ferramenta mais leve e minimalista. No entanto, é mais difícil ter um fluxo de trabalho organizado ao usá-lo.
- Alguns fotógrafos preferem usar este programa para edições mais sofisticadas e detalhadas que vão além do ajuste de luz e cor.
- É possível fazer edições simples e também trabalhar em grandes composições.
- Se fotografar em RAW, a janela pop-up do Camera Raw aparecerá, pois o Photoshop não é capaz de processar imagens raw por conta própria. Imagens Raw são apenas dados, então você precisa deste programa para executá-los.
- O Camera Raw permite ajustar qualquer elemento de uma imagem, desde o balanço de branco até a correção de lente.
- Permite usar camadas e máscaras para trabalhar em áreas ou objetos específicos em uma imagem e, em seguida, alterar essas áreas da forma que desejar, como, por exemplo, ajustar o contraste.
- Permite editar vídeos, adicionar texto e usar outras ferramentas de design que não sejam fotos.
- Possui comandos que podem automatizar processos. No entanto, precisam ser planejados e programados e depois gravados à medida que são aplicados.
- Uma desvantagem: você só pode trabalhar em uma imagem por vez. Copiar e colar as configurações de outra foto não é muito fácil.

Por que usar o Lightroom?
- Ideal para ajustes simples e gerais quando está apenas começando. Embora exista uma curva de aprendizado mais difícil, este programa oferece uma experiência mais intuitiva e fluida.
- Inclui um processador de arquivo. Depois de importar suas imagens, é possível começar a trabalhar nelas imediatamente. Pode ser descrito como uma versão mais simples do Photoshop com o Camera Raw.
- Após importar imagens, permite adicionar palavras-chave a cada uma, tornando mais fácil encontrar e gerenciar suas fotos.
- Permite criar pastas para adicionar imagens, tanto manual quanto automaticamente, usando palavras-chave ou paletas de cores.
- Também é possível ver a localização da maioria das imagens usando o módulo Mapa.
- Permite trabalhar na criação de imagens HDR, o que irá ajudá-lo a criar imagens panorâmicas maravilhosas.
- Uma desvantagem: não possui todas as ferramentas gráficas que o Photoshop oferece para criar composições mais avançadas, adicionar texto ou fazer montagens. No entanto, você verá como é mais fácil usá-lo para corrigir imperfeições de pele.

É impossível afirmar que um programa é melhor que o outro. Escolher o Photoshop ou o Lightroom dependerá do que atende às necessidades do seu projeto e funciona melhor para você.
Se quiser aprender como editar, organizar, armazenar e compartilhar fotos com o programa mais popular de edição de fotos, confira este curso Domestika Basics: Introdução ao Adobe Photoshop Lightroom Classic.
Como alternativa, se deseja dominar o melhor software para processamento, retoque e criação de imagens, inscreva-se em nossos cursos Domestika Basics: Adobe Photoshop para fotógrafos e Introdução ao Adobe Photoshop.
Versão em português de @ntams.
Você também pode se interessar por:
- 5 fotógrafos documentais brasileiros que você precisa conhecer
- Como a fotografia lutou para ser considerada uma arte
- A força e simplicidade dos retratos icônicos de Daryan Dornelles
- Adobe Photoshop para edição de fotos profissional, por Nina Bruno
- Introdução à fotografia de rua, um curso de Gustavo Minas
0 komentarzy