Tânia Soares

O meu nome é Tânia Soares, sou fotógrafa portuguesa e desde cedo descobri que todos os meus passos seriam à volta do mundo das artes. Afinal, sempre foram as artes que circundaram os meus movimentos, desde a olaria ao teatro, do desenho ao design e à escrita. Afirmo que a vertente que sempre esteve presente foi a fotografia, e nela se espelham todas as outras. A fotografia artística foi uma descoberta complementar na interpretação da imagem.

Comecei os meus estudos em Design de Moda, passando por um estágio na Unidade Infinita — Joana Vasconcelos, onde ganhei conhecimento e gosto pelas artes visuais. Ingressei na licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia, nesse mesmo momento em que levei a fotografia a outro patamar de afinidade e de exploração da camera e imagem.

Venci o concurso de ideias na área de design de produto pela ADPM Mértola. Na área da fotografia, recebi o primeiro lugar no concurso Mês da Fotografia do Barreiro, no mesmo ano saí vencedora do Huawei Spark Renaissance. Tenho vindo a expor os meus trabalhos no Barreiro e em Portimão e futuramente, na Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde.

Os meus projectos fotográficos vão nascendo das vivências e da necessidade de expressão por via da imagem captada, posteriormente sobreposta pela plasticidade digital. É narrada uma história fictícia sobre a captação do real.

Progetti


In Domestika da novembre 2019