@ntams
Brainstorming para fotografia narrativa

Dara Scully compartilha com você seu processo e método para acabar com o bloqueio criativo e planejar sessões de fotos
Uma maneira de planejar um novo projeto criativo é fazendo um brainstorm. Essa ferramenta servirá para despertar sua imaginação sempre que você precisar. Dara Scully (@darascully), fotógrafa e escritora, compartilha com você como faz para tirar proveito desse método e criar fotografia narrativa.
O brainstorming consiste em lançar ideias ou palavras isoladas e, posteriormente, procurar conexões entre elas. Desse modo, podemos estimular nossa imaginação e encontrar as ideias que desenvolveremos mais tarde.
Na fotografia narrativa, imagens são construídas. Ao contrário do que acontece com outros tipos de fotografia, o que está ali não é exatamente retratado, cria-se uma nova narrativa. Portanto, antes de tirar as fotos, você precisa ter suas ideias muito claras.

Dois tipos de brainstorming para fotografia
Método 1: partir de uma ideia clara
Talvez você já tenha um conceito bem definido e tenha decidido o assunto principal de sua fotografia. Nesse caso, o brainstorming ajudará você a tomar notas, adicionar detalhes e planejar sua sessão.
Método 2: partir do zero
Se não tem uma ideia, você pode usar o brainstorming para decidir o caminho a seguir. Pode simplesmente escrever palavras que apareçam em sua mente.

Como o processo evolui
Escreva o conceito base e, ao redor dele, anote palavras relacionadas, sinônimos e significados pessoais desse termo. Em seguida, anote os elementos que poderiam acompanhar a ideia.
Dara sugere o uso de alguns desses elementos enquanto você escreve:
- Escrever com cores diferentes conforme os níveis de informação avancem.
- Sublinhar os principais conceitos.
- Marcar a palavra de uma maneira gráfica diferente se você for imediatamente atraído por ela.
- A partir das palavras sublinhadas, você pode criar mais notas.
- Fazer perguntas que mais tarde o guiarão na tomada de decisões. Por exemplo: Quantas pessoas vão aparecer na fotografia? Que tipos de planos quero usar? O modelo estará em pé ou sentado? A locação da fotografia será interna ou externa? Você vai perceber uma imagem da fotografia tomando forma em sua cabeça.
- Continuar escrevendo mais ideias e detalhes.

Esboços e planejamento
Ao terminar as notas, leia tudo novamente e mais ideias surgirão, ou você terá mais claro o caminho que sua sessão seguirá.
Agora você pode criar um esboço esquemático para transferir as ideias que surgiram do brainstorming. Ao fazer um desenho, também se lembrará claramente do quer fazer mais tarde. Assim, evitará esquecer os elementos-chave de sua fotografia.

Lembre-se de que não é preciso ser especialista em desenho! Este é um exercício que fará você descobrir como dar forma à narrativa da imagem. Ao ver esse esboço, pode surgir uma nova ideia que poderia melhorar a fotografia.
Nos esboços, você pode adicionar anotações do que deve ser levado em conta no shooting. Por exemplo, anote a cor da roupa e outros detalhes que podem não ser muito explícitos em um desenho simples. Quando chegar a hora de tirar as fotos, você pode fazer variações, mas essas notas, o brainstorming e os esboços servirão de base.

Se quer aprender mais com Dara, inscreva-se em seu curso de "Introdução à Fotografia Narrativa" e aprenda os recursos para contar uma história através de imagens.
Você também poderá se interessar por:
- Tutorial de fotografia: por que você deve ter um sketchbook artístico
- Composição fotográfica: os 9 princípios básicos que você deve conhecer
- Uma verdadeira masterclass de fotografia de interiores
0 comentarios