@ntams
5 frases inspiradoras do mestre do design de logos Sagi Haviv
Compilamos algumas das melhores ideias da palestra proferida por Haviv, que passou por Madri para compartilhar seu conhecimento e trajetória
Sagi Haviv é sócio e designer da Chermayeff & Geismar & Haviv, um lendário estúdio responsável pelo design de marcas como Mobil, PBS, NBC, Showtime ou National Geographic.
O próprio Haviv conta entre seus trabalhos mais populares com logotipos como Animal Planet, US Open e Conservation International. Agora, compartilha com você algumas de suas melhores ideias.

"Um logo não é uma frase, mas o ponto no final de uma frase"
Para Haviv, um logotipo não deve tentar carregar sozinho todo o peso da marca: é preciso sempre levar em conta as outras formas de comunicação que o cliente tem com seus potenciais consumidores, todos os valores associados à marca. Um logotipo deve ser a conclusão de todo esse ecossistema de significados e comunicação, um cólofon que transmite efetivamente os valores da marca.

"Um logo nunca apaixona à primeira vista"
O designer destacou fortemente o fato de que uma marca ganha significado e poder apenas com o passar do tempo e que o mais provável é um logo não agradar de primeira. Devido aos preconceitos do cliente e ao choque inicial que uma mudança abrupta pode causar, Haviv encontrou reações negativas em vários momentos de sua carreira. No entanto, ele garantiu que nunca precisou cancelar um logotipo, não importa quanta relutância ele gerasse de início: foi necessário apenas deixar o tempo passar.

"Os logos sobrevivem porque podem se adaptar a inúmeros formatos"
Contra os logos muito complexos ou elaborados, Haviv defendeu que uma boa maneira de saber se um design funcionará ou não é tentar imprimi-lo em diferentes tamanhos e cores. Assim, podemos garantir que, uma vez que comece a ser aplicado em diferentes formatos, continuará a manter seus valores comunicativos e estéticos.

"No estúdio, tentamos sempre ignorar as modas"
Haviv também enfatizou que, embora modas como a adição de efeitos 3D ou o uso de certas cores possam parecer importantes, na realidade a única coisa que deve ser levada em consideração são os valores objetivos do design, que vão além de tendências passageiras: adequação à marca; legibilidade; eficácia estética sem recorrer a soluções que possam ser obsoletas em poucos anos.


"Passamos muito tempo com nossos clientes para nos conhecermos"
Outro elemento-chave para Haviv é o relacionamento com os clientes: nunca perca de vista o valor humano de qualquer projeto. Embora possa trazer conflitos e desacordos específicos, o designer garante que somente compreendendo verdadeiramente os clientes é possível chegar às melhores soluções. Por fim, mesmo que a proposta gráfica não os convença desde o início, é importante não perder a esperança e continuar procurando maneiras de fazer com que acreditem no seu trabalho.
Você também poderá se interessar por:
- Domestika Criativos: Jordi Labanda
- Mestres Domestika: Colita
- Domestika Criativos: Gary Baseman




0 comentarios