Tânia Farias

Tânia Farias

Porto Alegre, Brazil

Tânia Farias

Tânia Farias é atriz, encenadora, pesquisadora, figurinista, cenógrafa e produtora teatral. Atuadora da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 1994.

Em 2018 teve sua biografia “Tânia Farias – O Teatro é um Sacerdócio” de Fábio Prickladnick publicada pelo Festival Porto Alegre em Cena.

Organizou com Paulo Flores a publicação do livro “Ói Nóis Aqui Traveiz – Poéticas de Ousadia e Ruptura. Coordena os projetos Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e o Selo Ói Nóis na Memória, tendo publicado diversos livros. Publica semestralmente a Cavalo Louco Revista de Teatro do Ói Nóis Aqui Traveiz. Realiza o Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem.

Como atriz e encenadora da Tribo participou de criações coletivas como Hamlet Máquina de Heiner Müller, Aos que virão depois de nós Kassandra In Process, O Amargo Santo da Purificação, Medeia Vozes, Caliban entre outras.

Como encenadora realizou diversos trabalhos junto a projetos da Tribo e também dirigiu Medeia Negra, Clodimar, Procura-se um Corpo – Ação nº 3 (em diversas cidades brasileiras) e Ficções do Interlúdio.

Realizou sua Desmontagem Evocando os mortos – Poéticas da Experiência em diversas cidades brasileiras e também Argentina, Cuba e Portugal.

Em 2019 criou, junto com atores pesquisadores a ASA – Atelier Sul de Atuação, onde faz coordenação artística.

Recebeu o Prêmio Açorianos por sua atuação em O Amargo Santo da Purificação (2009) e em Medeia Vozes (2013).

Estou começando os trabalhos com vidro aqui e pretendo juntar outras técnicas para a construção de jóias, o que me trouxe para este curso.


Joined October 2019