Elisabete Della Rosa Pimentel

Elisabete Della Rosa Pimentel

Artista Plastica e Design

São Paulo, Brazil

Elisabete Della Rosa Pimentel

Sou neuropsisanalista,sanitarista e artista plástica...sempre AMEI tudo que se relaciona com a arte e as habilidades manuais, dediquei o maior tempo de minha vida a clínica. Agora na segunda metade de minha vida quero modificar, e trazer toda minha experiência a estes amores pouco explorados por mim, o desenho , a escultura são os que mais me motivam. Especialmente o realismo, hiper-realismo e surrealismo. Em minhas aventuras já percorri muitas sub - areas da arte , incluindo design de jóias e design gráfico...que também pretendo me dedicar. Mas amar mesmo é o trabalho com grafite, arte mista (aqualeras, pastel, lapis ,pesquisa de material....amo criar! :) e esculturas. Este curso me motivou a retomada! Obrigada Diego, suas aulas muito didáticas e de profundo conhecimento anatômico, me trouxeram boas lembras da academia. GRATA
Bem agora já estou no 5º curso do DOMESTIKA....rsrsrsr gostando muito e já me organizando me lançar como "ELPI "até hoje meu trabalho foi como Bete Pimentel , mudei inclusive minha identidade visual ! Ainda muito pequena, intuí que vim ao mundo com algumas verdades… e, em minha jornada, percebo que a trajetória foi se dando para conferir materialidade a elas. Compartilho com vocês algumas, que fazem sentido aqui para me apresentar: Verdades: 1) Queria ser mãe e ter uma família colaborativa, que o amor ligasse a todos e alimentasse e tornasse resilientes e empáticos os membros da família em momentos difíceis. 2) Sabia que até a metade da minha vida “cuidaria”/ajudaria pessoas e, na outra metade, me envolveria com a arte. 3) AMOR CURA.
Bem… a vida sendo vida, é claro que, os tijolos não foram sendo colocados como eu desejava ou supunha que seriam. Quando criança, adorava observar, pesquisar, desenhar e criar. Enquanto outras crianças gostavam de brincar com objetos, eu fazia experiências com eles; tinha um pensamento sempre: que a vida era um grande laboratório. Assim, até entrar na faculdade, era muito curiosa, observadora e sempre “fazia arte“, especialmente com papel e argila. Enquanto atuava como voluntária em ações sociais, cursei psicologia, depois, pós em medicina preventiva/saúde pública e me aventurei como ouvinte no doutorado em neurociências. Ah, claro, também passei pela faculdade de artes plásticas, frequentei dois anos e meio, mas não conclui o curso.
Os anos passando e nada de família e filhos… me diziam que seria quase impossível ser mãe, o que nunca acreditei! Outra verdade minha: sempre soube que sou muito abençoada, e que porto uma LUZ DIVINA dentro de mim (que muitas vezes fica nublada para mim mesma, isto também é verdade…rsrs). E segui, então, com minha clínica, pesquisa, formações… informações em áreas que incluíam filosofia, sociologia, antropologia, semiótica, psicanálise, neurologia, religiões, medicina e, claro, arte…. Mas na arte, muito embora tenha feito bons cursos sobre sua história, sempre fui mais encantada em criar! Aprendi muito e segui com meus erros e acertos, onde continuo aprendendo! Aos 45 anos, fui “presenteada divinamente” com meu filho e, depois de mais de 30 anos de clínica e, apesar de nunca ter abandonado, mas postergado a ideia, agora inicio minha jornada inteiramente focada na ARTE como “elpi”.
PORQUE “el🌹 pi" ? elpi, que tem uma rosa entre o “l"e o “p”…. é a maneira como me apresento PLENA daqui para frente. Representa: “EL“ de ELISABETE e também em hebraico DEUS, meu nome tem “EL” no início, no meio e no fim. Isto me foi dito por um sábio rabino, e que, na minha leitura, transferi para uma daquelas minhas verdades – nasci abençoada por Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Então, o El e o 3 carregam muito sentido para mim. A ROSA está em meu nome do meio – DELLA ROSA – e, para mim, tem o altíssimo significado de Nossa Senhora e considero meu símbolo pessoal. Vivi muitas experiências de verdades iluminadas e sempre que envolvia NOSSA SENHORA ou força espiritual, a rosa me vinha como a materialização. “pi", vem de Pimentel; sim, meu lado apimentado…kkk…que também representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro, o que dentro da arte me diz muito e me atrai na geometria sagrada da vida. E por que minúsculo? Para sempre me lembrar que sou pequena, que tenho muito que aprender e que, ao mesmo tempo, recebo e quero doar; portanto, é a lembrança de me colocar sempre disponível e disposta a receber e dar neste constante fluxo e dialético universo chamado VIDA. elpi Bete Pimentel.
PROPÓSITO :
Trago a arte e a criação em minha vida como uma materialidade, da esperança, da revelação da luz divina, do encantamento pelo “BELO”. Para mim o belo é a divinização da forma, e esta é a razão da humanidade ser atraída instintivamente a ELE. Com minhas criações e com minha arte, quero trazer esta sensação, este sentimento, seja por uma peça onde o “não dizível assume forma“… seja pelo encantamento que se sente ao admirar sem se saber o porquê. A humanidade tem uma carência essencial e elementar de manter a CHAMA acesa, especialmente nestes nossos tempos sombrios. Desta maneira, quero levar o acesso a todas as camadas sociais para materializarem esta chama interna, através do “meu olhar” e revelar ao outro a si próprio por meio da forma, da cor e da luz.

Courses

Projects

Schools