Marketing

Tutorial Freelance: como aumentar sua audiência no Instagram

James Lewis compartilha dicas de como documentar, exibir e compartilhar sua arte para construir uma audiência digital

Grande parte de qualquer carreira criativa consiste não apenas em criar obras, mas também compartilhá-las. Por isso, as redes sociais se tornaram um meio poderoso para um artista atingir uma audiência global, colaborar com uma comunidade artística mais ampla e inclusive encontrar novos clientes.

Aprender a dominar plataformas como o Instagram é um ótimo caminho para iniciantes ganharem exposição enquanto constroem suas carreiras e, para artistas estabelecidos, uma maneira de melhorar a conexão com seu público.

Neste vídeo, o artista de lettering James Lewis (@jamesllewis) explica como usa o Instagram para promover seu trabalho e compartilha dicas para que você melhore a documentação e a exibição de seus projetos para construir uma audiência digital.

1. Registre o seu processo

Durante sua carreira, Lewis percebeu que, para sua audiência, ver o processo geralmente é mais inspirador do que o resultado final. Compartilhar um trabalho em andamento pode aumentar o engajamento e a compreensão de sua técnica por parte dos espectadores, além de criar mais oportunidades de comunicação, especialmente se for um projeto de longo prazo. Tente lembrar disso enquanto trabalha e documentar o máximo que puder.

2. Preocupe-se com a iluminação

É de extrema importância mostrar seu trabalho com a melhor luz possível, por isso preste atenção e evite iluminação fraca ou sombras estranhas ao tirar fotos. Embora as cores e o contraste possam ser ajustados depois, se você tiver cuidado com estes detalhes desde o início, o restante do processo será muito mais fácil.

Tutorial Freelance: como aumentar sua audiência no Instagram 4

3. Brinque com os ângulos

Ao documentar seu trabalho, tire várias fotos de diferentes ângulos e então escolha a que mais se destaca. A diversidade de imagens ajuda não apenas a descobrir ângulos novos e interessantes para apresentar seu trabalho, mas também mantém a variedade e o frescor do grid do seu Instagram.

Tutorial Freelance: como aumentar sua audiência no Instagram 6

Lewis recomenda 5 tipos de imagens:

- Superior, capturando todo o projeto.
- De um ângulo agradável. De baixo para cima, por exemplo. Feita a partir da extremidade inferior da peça.
- Outro ângulo diferente, à distância.
- Um close-up.
- Um close up ainda mais próximo, para mostrar um detalhe impressionante.

4. Editando sua imagem

Após escolher a foto de que mais gosta, é hora de ajustar as cores. Embora existam muitos softwares para fazer isso, "usar o seu telefone é perfeitamente aceitável", salienta Lewis, que acredita que realizar o processo usando apenas o telefone deixa mais tempo para a pintura.

Enquanto brinca com os diferentes níveis, fique de olho na imagem, voltando a reajustar se as cores começarem a parecer estranhas. Ele recomenda aumentar a exposição, os realces, a saturação e as sombras. Faça o mesmo com o contraste e o brilho. Suba os pontos pretos para aumentar o contraste. Para adicionar detalhes e aumentar a vibração, eleve levemente a nitidez e a definição, sempre prestando atenção às cores — se elas ficarem amarelas demais, basta reduzir a temperatura.

Tutorial Freelance: como aumentar sua audiência no Instagram 9

5. Compartilhe e gere engajamento

Agora você está pronto para postar sua obra. Após compartilhar essas imagens, tente também arranjar tempo para se envolver com sua audiência. Além de responder perguntas e construir conexões com pessoas interessadas em seu trabalho, esta também é uma ótima oportunidade para descobrir mais sobre os interesses de quem o acompanha, para que possa direcionar seu conteúdo.

Isso pode ser feito respondendo às perguntas ou simplesmente prestando atenção às coisas que lhes interessam e criando mais conteúdo nesse sentido.

Se gostou deste tutorial, você pode aprender mais sobre brush lettering e como compartilhar seu trabalho com James Lewis em seu curso online "Introdução ao brush lettering".

Você também pode se interessar por:

- Ilustração e lettering para capas de álbuns, um curso de Steve Simpson
- Caligrafia e lettering para Instagram com Procreate, um curso de Nubia Navarro (nubikini)
- Caligrafia com pincéis de água para principiantes, um curso de Lunol

Cursos recomendados

Creación y edición de contenido para Instagram Stories. Un curso de Marketing, Negocios, Fotografía y Vídeo de Mina Barrio

Creación y edición de contenido para Instagram Stories

Un curso de Mina Barrio

Descubre los secretos de fotografía y vídeo para triunfar en Instagram

  • 239743
  • 98% (6.1K)
85% Dto.
Precio original $39.99USD
Marketing digital desde cero para emprendedores y freelancers. Un curso de Marketing y Negocios de Gabriel Perelman

Marketing digital desde cero para emprendedores y freelancers

Un curso de Gabriel Perelman

Impulsa tu carrera o negocio conociendo los canales, herramientas y fundamentos del marketing digital desde cero

  • 14320
  • 99% (216)
85% Dto.
Precio original $39.99USD
Introducción al community management. Un curso de Marketing y Negocios de Ana Marin

Introducción al community management

Un curso de Ana Marin

Aprende a trabajar como community manager y construye, gestiona y administra una comunidad en redes sociales

  • 155354
  • 98% (4.8K)
85% Dto.
Precio original $39.99USD
0 comentarios