Tutorial Fotografia: como resolver problemas na locação

Dicas para enfrentar um projeto de fotografia de interiores, perder o medo e encarar qualquer situação, com Tuca Reinés
A fotografia de ambientes é capaz de capturar numa imagem a essência de um espaço com seus melhores ângulos, luzes e formas. Entretanto, para alcançar estes resultados é preciso técnica e experiência para tirar o melhor de cada espaço.
Como fotógrafo, você nem sempre terá a chance de conferir o espaço com antecedência ou as condições ideais de luz. Por este motivo é importante aprender como lidar com os obstáculos que surgirão em diferentes locações.
No vídeo abaixo você confere as dicas de Tuca Reinés (@tucareines), fotógrafo e arquiteto, para enfrentar todas as dificuldades de um projeto de fotografia de interiores.
1. Como lidar com a locação
A locação sempre será o seu principal desafio, portanto leve em consideração as características de cada local para se preparar adequadamente. Além disso, leve equipamentos suficientes para o caso de precisar mudar de planos. Ter um plano B é importante, pois há sempre mais de um caminho para chegar a uma foto incrível.

Em casos como a foto acima, durante um dia chuvoso, o ideal é que você consiga dar destaque para o ambiente. Para atingir esse resultado, diminua o obturador para obter mais profundidade de campo.
2. Como fotografar em ambientes com janela
A regra de ouro para qualquer fotografia feita com luz natural é priorizar os horários da manhã e fim de tarde, quando a luz está mais suave e proporciona melhores resultados.
Quando você precisar fotografar ambientes com uma ou mais janelas, faça diversas fotos com exposições diferentes. Siga esta ordem: 250s, 125s, 60s, 30s e 15s.
Depois que as fotos estiverem prontas, verifique qual delas equilibra melhor a luz interna e externa. Esta é uma técnica para obter diferentes resultados em um mesmo local para trabalhar a luz com mais facilidade.



3. Como fazer a pós-produção
Depois de se preparar para a locação e enfrentar alguns desafios, chegou a hora da pós-produção. É nesta etapa que você editará as fotos para chegar ao resultado final desejado. A primeira dica é editar no Photoshop usando Highlights, que permite modificar os pontos de luz da fotografia. Use também o recurso Shadows para clarear ou escurecer o interior e atingir equilíbrio entre luzes e sombras.

Outra alternativa é o HDR, recurso que junta diversas imagens com diferentes exposições para chegar no melhor resultado de luz. Tenha muito cuidado com o HDR, pois sua foto pode ficar artificial. Use com cautela!
Por fim, essas são dicas essenciais para resolver alguns dos problemas que surgem durante uma sessão de fotografia. Lembre que todos os problemas têm soluções e o medo não deve ser o seu aliado.
Gostou dessas dicas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Não deixe de conferir o curso de Tuca Reinés, Fotografia de interiores, para aprender a contar a história de um espaço com imagens, dos primeiros passos até a edição final.
Você também pode se interessar por:
- Adobe Photoshop para fotógrafos, um curso de Oriol Segon
- Fotografia e vídeo profissional com o celular, um curso de Nay Jiménez
- Fotografia profissional para Instagram, um curso de Mina Barrio
0 comentarios