Projeto de Personagem: José Gomes
Projeto de Personagem: José Gomes
przez Manoel Costa @manoelccostan
- 389
- 6
- 2
Nome: José Gomes (Zé da Marionete).
Temas: a busca por um final feliz.
Tons: tragicômico, absurdo e realista.
Emoções: excêntrico, artista, delirante, perdido, apaixonado, exagerado, ingênuo.
Consistências: sua vida é regida através das suas marionetes, troca de personalidade quanto está trajado de titereiro, idealiza um final feliz que nunca vem.
Paradoxos: sua dupla personalidade é um paradoxo por si só, vê o mundo com olhar pessimista ao mesmo tempo que crê num final feliz, engana a si mesmo com sinais e acontecimentos banais buscando sentidos elevados.
Idade: 40 anos.
Vida Profissional: titereiro profissional, muito habilidoso, escreve as próprias peças, imaginação fértil, performativo.
Vida Pessoal: conhecido como Zé da Marionete, todos o veem apenas como um sujeito excêntrico que gosta de marionetes, realmente não demonstra ser mais do que isso.
Vida Privada: idealiza sua própria vida em relação aos contos de fadas que escreve e apresenta, solitário, triste, pessimista.
Descrição Física: altura mediana, 1,76, corpo magro como o de suas marionetes, cabelos castanhos e curtos, penteados de lado, já com alguns fios brancos surgindo do lado da cabeça, um farto bigode ornamenta seu rosto fino e cumprido, suas maçãs do rosto são particularmente grandes, o dando um ar esquelético, as vezes usa um chapéu fedora preto, e sempre está vestido socialmente, seja com paletós extravagantes, ou camisas sociais de cores variadas, um sujeito fora de seu tempo.
Linguagem: quando trajado de titereiro usa de um dialeto mais sofisticado, antigo, rebuscado, mas quando fora do traje de tirereiro, se comunica de forma mais simples, típica de um sujeito de sua idade.
Ações: ensaia diariamente, apresenta suas peças com maestria, busca refúgio de sua solidão em bares locais, problema com bebidas e jogos.
Necessidade Dramática: encontrar um final feliz num mundo onde não existe tal coisa.
Meta: conseguir se manter com sua profissão de titereiro.
Motivação: sua solidão e mente fantasiosa.
Máscara e Sombra: ambas se intercalam diante de sua dupla personalidade.
Antecedente: infância simples e sem amigos, onde os livros de contos de fadas eram seus maiores companheiros, a ida ao circo que marcou sua vida, pois foi quando viu marionetes pela primeira vez, a morte de seu pai e a briga com sua irmã, o distanciando ainda mais do que seria o "mundo real", o constante convívio com histórias fantásticas.
Ideias e Crenças: o mundo não é um bom local, finais felizes são possíveis, as marionetes são mais sinceras que as pessoas.
Leimotif: a principal marionete, Princesa Cecília, que representa seu ideal de felicidade.
Dinâmica com Atlas (amigo de infância): ambos tem a mesma idade, mas tem vidas completamente distintas, de um lado Atlas é rico e viaja o mundo, extrovertido, experiente, do outro lado temos José, levando sua vida solitária, simples, sem realmente entrar em contato com o mundo. José é um sujeito delirante que tem como contraponto, como seu resguardo de racionalidade, o amigo Atlas, que é pé no chão e prático.
Personagens e o tema: Atlas é o oposto de José, serve como a razão na loucura do amigo. Cecília (de carne e osso) serve como a realização do ideal, é o mais próximo que José chega de seu final feliz. Joaquina é sua irmã e grande censuradora de seu modo de vida.
Sinopse: José, ou Zé da Marionete, é um titereiro que espelha sua vida em suas próprias marionetes, pois, assim como em suas fábulas, tudo o que José quer é o tão buscado final feliz. Vivendo entre realidade e fantasia, a vida não dá folga para o titereiro, que entre uma demissão e problemas com um agiota, acaba encontrando seu amor na forma de Cecília, que vem a ser sua salvação, mas também sua perdição. José está em busca de seu final feliz num mundo que tem de tudo, menos finais felizes.
2 komentarze
Gratulacje, Manoelu! José Gomes to postać z wieloma niuansami, która od przeczytania twojego profilu interesuje mnie i porusza. Znalazłeś świetne źródło w swoim zawodzie jako lalkarz i zbadałeś możliwości, jakie może dać ci jako metafora twojej historii. Temat znalezienia szczęśliwego zakończenia tam, gdzie ono nie istnieje, bardzo mnie angażuje, a przeczytanie streszczenia jej historii sprawia, że naprawdę chcę to przeczytać. Twój profil postaci ma już klucze do umieszczenia go w wybranym przez Ciebie medium, a także zachowuje swobodę dalszego odkrywania szczegółów jego i drugorzędnych postaci po drodze. Dziękujemy za udostępnienie ostatecznego projektu!
Dziękuję nauczycielu! Cieszę się, że Zé da Marionete obudził wszystkie te doznania, naprawdę szczęśliwy. Dziękuję również za zajęcia, były ogromną pomocą!
Zaloguj się lub dołącz bezpłatnie, aby móc komentować