Cláudio Gil
Profesor Plus

Cláudio Gil

Río de Janeiro, Brasil

Cláudio Gil

Eu sou Cláudio Gil. Professor, Designer, Artista, Calígrafo.
Sou calígrafo autodidata, iniciei as investigações e ensaios em 2003 e realizei mais de 300 cursos no Brasil e no exterior desde então.
Sou um pesquisador apaixonado por paleografia, escrita, caligrafia e linguagens visuais e já lecionei em universidades, bienais, instituições culturais e eventos de design e de artes no Brasil, América Latina, Canadá e Europa.
A minha base é sólida e obtida através da prática e da pesquisa, o que me permite explorar e extrapolar os limites do clássico. O meu trabalho alcança muitas vertentes, sempre cheias de frescor e singularidade, algo que se tornou a minha marca no meu trabalho. As minhas produções já foram exibidas e publicadas em vários países e muitas das minhas obras estão em coleções de museus e centros culturais ao redor do mundo.

No meu trabalho entendo que a inspiração só acontece quando eu trabalho, quando me empenho nas disciplinas necessárias para me aprimorar. Só acontece com dedicação. Sem a minha transpiração a inspiração raramente ocorre. Eu costumo dizer aos meus alunos que só erra quem faz, que o erro faz parte da natureza humana. Já ouvi muito sobre aprender com os próprios erros, porém eu acredito que o aprendizado só é possível quando seguimos em frente, quando viramos a página e nos arriscamos novamente. Afinal de contas é por isso que estou aqui, pra me arriscar, mas a busca é pelo acerto, sempre!

A caligrafia pra mim tem uma relação direta com a pintura abstrata e por isso eu a utilizo como fundamento para os meus estudos e as minhas produções em artes plásticas e no design. Ela é referente ao gesto, ao “vazio”, ao ritmo, à composição. Eu amo a relação entre os elementos traçados pelas minhas mãos e os espaços de luz que os meus traços determinam. A forma somente não nos é suficiente, é preciso inseri-la no contexto da melhor maneira, seja a pintura ou no design.

Aprendi a apreciar o fato das letras se desligarem da sua função principal, de compor uma palavra ou um texto. Nesse momento é que a multiplicação dos sentidos acontece na minha cabeça. É quando inicia-se o jogo de construir em desacordo com regras, com os cânones ou modelos estabelecidos há muitos séculos. Mas é preciso conhecer essas regras para quebrá-las, pois se trata de construção, de sempre construir, pois para distorcer algo é preciso conhecer esse algo muito bem e para conhecê-la é preciso estudá-la, praticá-la. É construir conhecimento.

Praticar a caligrafia funciona muitas vezes como uma espécie de limpeza mental, o momento em que me concentro, me organizo e faço. E isso na minha visão é essencial para seguir adiante e deixar de fora toda e qualquer informações ou sentimentos desnecessários. Isso me deixa em um estado de espírito de muita paz mesmo quando pareço estar agitado e vibrante. Pintar uma superfície utilizando diferentes instrumentos requerem força física e controle mental e essa energia é necessária para que o o meu espírito permaneça sereno enquanto trabalho. Quando estou muito concentrado em algo eu sou capaz de perceber a energia que empenho nas minhas atividades e isso me faz bem, me renova, me equilibra.

Gosto de desafios e de viver as experiências. Isso é algo natural para mim. Não vejo uma separação entre arte e vida e sou muito grato pelo fato de que a minha profissão, as minhas escolhas, as minhas jornadas tenham me propiciado ampliar os meus horizontes e diminuir as distâncias entre o sonho e a realização dos mesmos. Foi através do design e da arte que eu construí a minha trajetória. É através desses campos de conhecimento que eu continuo conquistando os espaços onde eu desejo estar, seja montando exposições, publicando trabalhos p, participando de conferências, congressos, festivais de arte, de design e de caligrafia. Amo conhecer as pessoas e aprender um monte de coisas com elas. Isso me move e me faz sentir cheio de amor para continuar a jornada. Gratidão. Sempre!

Proyectos


Se unió en diciembre de 2020