Escritura

Tutorial Storytelling: ingredientes chave de um relato pessoal

Aprenda com Antonio Núñez as chaves básicas que todo relato deve ter para criar o seu

O storytelling, ou arte de contar histórias, saltou nas últimas décadas da esfera puramente narrativa para se infiltrar em outros aspectos da sociedade: marketing, política etc. Saber construir um relato pessoal com o objetivo de persuadir ou fascinar nossos ouvintes nos ajudará a definir melhor nosso papel como criativos e a distinguir nossa marca pessoal.

Antonio Núñez (@antonionunezstorytelling), consultor de comunicação e especialista em storytelling, oferece neste tutorial os ingredientes chave de um relato pessoal que consiga cativar e convencer sua audiência. Confira a seguir:

Antonio começa definindo o que é um relato: uma ferramenta de comunicação que consiste em uma sequência de eventos, carregada de emoções e sensações, e que ilustra um ou vários conflitos pessoais para terminar revelando uma verdade que traz sentido para nossas vidas. A seguir, detalhamos as diferentes chaves a se levar em conta na hora de criar um bom relato pessoal.

1. A sequência de eventos

Ou seja, as coisas que ocorrem no relato. Quando começar a escrever, você terá que escolher: quais informações deseja incluir e quais informações deseja deixar de fora? Você pode fazer uma lista de ideias que queira destacar e, em seguida, começar a pensar em como ordená-las.

Você pode fazer isso de forma cronológica mais ou menos elaborada (isto é, introdução, conflito, clímax, desfecho) ou incluir flashbacks que te permitam, por exemplo, começar no final e voltar ao início da história. De qualquer forma, tente não entregar mais que o necessário: o ideal é focar nas informações importantes, sem divagar.

2. O conflito

Sem conflito, não há relato. A audiência se perguntará o que faria no mesmo conflito que afeta seu personagem e ele servirá, portanto, para criar um laço de empatia com sua história.

Há vários tipos de conflito: o interno (problemas e desafios que o personagem tem consigo), o conflito de relação (problemas com outros personagens que seu protagonista terá que encarar) e o conflito com o ambiente (o personagem enfrenta uma natureza inclemente ou um ambiente que lhe parece hostil).

3. Emoções e sensações

As duas coisas estão muito relacionadas e são essenciais para qualquer relato pessoal. Um truque para conseguir emoções e sensações autênticas é, na hora de construir sua história, não prestar tanta atenção aos elementos sensoriais habituais (os diálogos ou o som, ou as imagens, no caso de um roteiro), mas em outros, como olfato ou tato. Que cheiro tem a rua pela qual passeia seu personagem? Qual é a textura do sofá em que ele senta?

Outra forma de especificar as emoções ou sensações que quer provocar no espectador é pensar em gêneros narrativos: seu relato será uma comédia, um drama, uma história de terror? Combinar gêneros ou utilizar gêneros inesperados em temas geralmente vinculados a um certo tom também podem ajudar a tornar sua história mais original.

4. O sentido vital

Todos os relatos eficazes deveriam esconder uma verdade, deveriam ser capazes de nos ensinar um modo concreto de ver a vida que possa agregar sentido e, de alguma forma, ser útil para que enfrentemos o mundo. A forma mais clara disto é a típica moral da história, a mensagem explícita ao final dos contos e fábulas. No entanto, não é necessário que seu relato seja tão óbvio. Você pode escolher até que ponto quer deixar clara a verdade da sua história.

Se quer aprender com Antonio Núñez a captar a atenção de seus clientes e a cativá-los mediante o uso do relato, conheça seu curso online: "Introdução ao storytelling pessoal".

Você também poderá se interessar por:

- Visual Storytelling para sua marca pessoal no Instagram, um curso de Marioly Vázquez.
- Storytelling aplicado às marcas, um curso de Claudio Seguel.
- Criatividade: gerando ideias através da tecnologia e da arte de contar histórias, um curso de Daniel Granatta.

Cursos recomendados

Gimnasio de escritura: de la hoja en blanco a la práctica cotidiana. Un curso de Escritura de Aniko Villalba

Gimnasio de escritura: de la hoja en blanco a la práctica cotidiana

Un curso de Aniko Villalba

Entrena la escritura creativa hasta convertirla en un hábito a partir de ejercicios de documentación y generación de ideas

  • 38339
  • 98% (1.2K)
85% Dto.
Precio original $39.99USD
Diario de poesía visual: narra con fotografía y versos. Un curso de Fotografía, Vídeo y Escritura de Lina Botero

Diario de poesía visual: narra con fotografía y versos

Un curso de Lina Botero

Aprende a narrar combinando distintos lenguajes como la palabra, el video y la fotografía para plasmar tus emociones de forma original.

  • 10884
  • 99% (200)
85% Dto.
Precio original $39.99USD
Cuaderno de viajes: documenta emociones y recuerdos. Un curso de Escritura de Aniko Villalba

Cuaderno de viajes: documenta emociones y recuerdos

Un curso de Aniko Villalba

Aprende a crear diarios de viaje que reflejen tus pensamientos y vivencias a través de ejercicios de escritura, observación y scrapbooking

  • 6817
  • 98% (182)
85% Dto.
Precio original $39.99USD
0 comentarios