Como usar o ChatGPT para Criar um Sistema de RPG
par Marcos Vinícius Pinheiro @marcosopinh
- 461
- 1
- 1
Olá, colegas de curso.
Meu nome é Marcos Vinícius Pinheiro. Sou formando em Desenho Industrial pela Universidade Federal Fluminense. Amo assuntos envolvendo inteligência artificial e metodologias para otimizar tarefas. Recentemente comecei em um novo emprego como Assistente em Planejamento e Controle de Manutenção onde tenho bastante abertura para aplicar meu conhecimento em organização e ergonomia. A partir disso, comecei a buscar formar de melhorar minhas habilidade com o ChatGPT, ferramenta que acelera meu dia a dia, das tarefas mais básicas às mais complexas, e assim cheguei aqui.
Meu projeto, em contradição a produtividade profissional, foi no âmbito pessoal, meu hobby. A ideia é usar o chat para criar um sistema de RPG e toda sua base, desde as regras aos personagens e plot. E como todo chat meu, comecei de forma simples, introdutória, e vou aprofundando conforme meu entendimento sobre os limites do chat evolui.
Segue meu primeiro prompt:

A resposta:
Claro, ficarei feliz em ajudar você a criar um sistema de RPG! Vamos começar com algumas perguntas para entender melhor o que você tem em mente.
1. **Tema do RPG:** Qual é o tema principal do seu RPG? Fantasia, ficção científica, horror, histórico, contemporâneo, ou algo totalmente único?
2. **Mundo e Ambiente:** Como é o mundo em que o RPG se passa? Existe magia, tecnologia avançada, várias raças ou facções? Descreva o ambiente geral do cenário.
3. **Sistema de Regras:** Você prefere um sistema de regras simples ou complexo? Já tem algo específico em mente para as mecânicas do jogo, como o uso de dados, cartas ou outros elementos?
4. **Personagens Jogáveis:** Que tipos de personagens os jogadores podem interpretar? Existem diferentes classes, raças, profissões ou habilidades especiais?
5. **Objetivo Principal:** Existe um objetivo principal no jogo, como uma missão épica, a busca por um artefato poderoso, ou a resolução de um grande mistério?
6. **Conflitos e Combates:** Como são resolvidos os conflitos e combates no seu sistema? É baseado em turnos, ações simultâneas, ou algo diferente?
7. **Progressão dos Personagens:** Como os personagens evoluem ao longo do jogo? Existem níveis, pontos de experiência, ou algum outro sistema de progressão?
8. **NPCs e Antagonistas:** Quais são os principais NPCs (Personagens Não Jogáveis) e antagonistas do seu RPG? Eles têm alguma motivação específica?
9. **Aspectos Narrativos:** Como você pretende incorporar elementos narrativos na história do RPG? Haverá eventos importantes, reviravoltas ou escolhas morais significativas?
10. **Recompensas e Tesouros:** Como os jogadores serão recompensados por suas ações no jogo? Existem tesouros valiosos, itens mágicos ou outros incentivos?
Depois de responder a essas perguntas, podemos começar a desenvolver mais detalhes e aprimorar os aspectos específicos do seu sistema de RPG. Estou aqui para ajudar em qualquer etapa do processo!
Essa primeira resposta já foi muito satisfatória para meu progresso. A partir desta numeração conseguirei passar todas as primeiras informações necessárias para a construção do meu universo.
Optei por deixar privadas as minhas respostas, a fim de preservar a intimidade do assunto.
O próximo passo para mim, depois de deixar todas as questões iniciais esclarecidas, foi formatar um padrão de respostas para evitar textos em excesso/desnecessários. O chat tem tendências prolixas ...


Esta última imagem é um exemplo de como ficam as respostas. Esta forma de registro de comandos é a que eu mais uso no meu dia a dia com o GPT.

Por fim, esta é a minha lista de comandos final:
Comandos registrados:
1. **[lembrar]:** Inicia a retenção e lembrança de informações específicas para referência futura.
2. **[sugestão]:** Fornece pelo menos 10 sugestões sobre o que for solicitado.
3. **[categoria]:** Lista todas as categorias definidas.
4. **[adicionar]:** Adiciona informações à categoria especificada. Exemplo: "[adicionar] Elfo na [categoria] RAÇAS."
5. **[remover]:** Remove informações ou categorias específicas. Exemplo: "[remover] Nome da Raça na [categoria] RAÇA."
E quando eu solicito as categorias, obtenho a seguinte resposta em tópicos:
"Categorias atualizadas:
1. RAÇA:
- Humanos
2. CLASSE:
3. ARTEFATOS:
4. ENERGIA:
- Energia Pura
- Energia Espiritual
- Energia Elemental
- Energia Celestial
5. MAGIA:
- Caminhos de Magia
- Acesso a Magia
- Movimentos Corporais
- Palavras
- Músicas
- Runas
- Reações Químicas
6. DEUSES:
7. ENTIDADES:
8. AGENTES DA PAZ:
9. AGENTES DO CAOS:
10. HERÓIS:
11. ELEMENTOS:
- Fogo
- Água
- Terra
- Ar
- Eletricidade
- Luz
- Sombra
- Planta"
Para concluir, diria que este foi o mais longe que cheguei com prompts no ChatGPT. Escrevendo tudo o mais explicado possível facilita a compreensão da máquina e me da resultados mais que satisfatórios. Já aconteceu do transformador esquecer ou responder erroneamente as solicitações, e para resolver eu copio tudo até onde estava dando certo e inicio um novo chat. Com isso, meu cenário de RPG está quase pronto em poucas semanas.
Bons trabalhos para nós!
1 commentaire
guiciqueira3
J'ai adoré votre astuce sur la façon d'utiliser ChatGPT pour un RPG. J'essayais de l'utiliser comme formulateur d'histoire, mais je n'ai pas obtenu le résultat souhaité, et maintenant avec vos conseils, j'essaie cette nouvelle idée.
Afficher le texte original
Masquer le texte original
Connectez-vous ou inscrivez-vous gratuitement pour commenter