Meu projeto do curso: Desenho de embalagem: experiência de unboxing de produtos enviados por correio
por Cléu Sampaio @cleu_sampaio
- 589
- 14
- 4
Olá!
Escolhi fazer este curso por ter percebido a necessidade de tentar melhorar a experiência de quem recebe as peças que produzo, com alguns pontos a considerar:
- o material impresso já existente;
- a existência de produtos de naturezas muito distintas, pois faço bolsas, mas também pesos de porta com os resíduos de tecido;
- necessidade de coesão e de soluções que pudessem se aplicar tanto à embalagens para vendas por comércio eletrônico (caixas de papelão) como presenciais (sacolas), já que às vezes participo de feiras e eventos.
- caixas e sacolas que eu já tinha em estoque
- trazer toques de cor para as embalagens. Ocorre que minha marca se chama Folias, que é normalmente associada à produtos infantis ou ao carnaval. Preocupada com essa imagem a ser trasmitida, minha identidade visual é toda em preto e branco. Porém meus produtos são de fato super coloridos e achei que precisava de um ponto de contato-cor entre eles.
- desejo de reduzir ao máximo o uso de plástico
Para as bolsas e mochilas decidi fazer um saco de algodão cru que eu mesma costuro, com a etiqueta da marca. Gosto dessa solução pela grande chance de a cliente manter consigo essa embalagem e também porque reforça a ideia de um produto especial. Além disso posso produzi-lo conforme a demanda.
Para que a etiqueta não ficasse “perdida”, pequena demais em uma área de tecido grande, decidi que a costura para pregá-la, além de funcional, seria decorativa. Então cada saco tem um grafismo diferente costurado em linha preta.
Como detalhe adicional, as tiras são coloridas, de malha reciclada. As cores variam, conforme a disponibilidade do material e a ideia é justamente essa: preto e branco são as cores da marca, as demais podem variar. Acho essa uma ideia divertida principalmente para clientes recorrentes: a cada compra, um saquinho com tiras e grafismo diferente, praticamente um item colecionável.
O ponto seguinte a resolver na embalagem das bolsas eram os impressos. Marcador de texto + bilhete + etiqueta iam separados, soltos na caixa. A solução que encontrei foi reunir tudo em um envelope colorido que eu mesma faço fechado com um adesivo. Aqui, novamente, a cor não importa, desde que seja vibrante; assim não fico presa a uma cor só e consigo trabalhar com o que estiver disponível no mercado.
Para o peso de porta, as necessidades são diferentes; é um produto com preço menor, então o orçamento para embalagem também é. Além disso, necessita de um conteúdo em texto muito maior, em que explico o motivo de sua produção e os cuidados/manutenção. Eu já costumava envolvê-lo em papel pardo e uma tarja colorida bem comprida foi a solução tanto para concentrar as informações necessárias como para ser o toque de cor que eu desejava acrescentar.
A tarja eu mesma faço na impressora, com papel color set de qualquer cor vibrante; tem o elemento gráfico característico da nossa identidade, o texto explicativo e dados de contato. Acompanham ainda um marcador de livros e a nota escrita à mão.
Para caixas e sacolas, providenciei dois carimbos grandes: um com o logotipo e outro com um módulo do padrão gráfico que costumo utilizar. Assim posso combiná-los de maneiras criativas e diferentes, criando novos padrões de acordo com o tamanho da embalagem.
Ao fim do processo, consegui eliminar quase completamente o plástico: agora eles estão somente nas fitas adesivas de fechamento das caixas e no saquinho em que vai a nota fiscal do lado de fora da embalagem, regra aqui no Brasil.
Eu fiz também Identidade Visual Artesanal e a combinação destes dois cursos foi muitíssimo inspiradora para esse resultado, com o qual estou bastante satisfeita. Há uma combinação de muitos elementos e soluções diferentes: papel impresso em gráfica, papel impresso na minha impressora doméstica, papel colorido, envelope feito à mão, adesivos, saquinho de tecido com costura decorativa, carimbos. Os cursos me ajudaram a perceber que todo esse arsenal existe e que posso utilizá-lo como bem quiser, de maneira bastante personalizada para atender minha necessidade, valorizar minhas criações e melhorar a experiência das minhas consumidoras.
Mais sobre meu trabalho:
Insta @folias_textil
4 comentarios
norcasantos
Saludos. Dónde mandantes hacer el sello de goma de tu linea?
cleu_sampaio
Plus@norcasantos Hola :) Lo hice en una tienda especializada en sellos de madera que está aquí en São Paulo, llamada Carimbomania - www.carimbomania.com.br. ¡Un abrazo!
Ver original
Ocultar original
tatabi
Profesor PlusMuchas gracias por compartir el proceso! :)
cleu_sampaio
Plus@tatabi de nada :)
Ver original
Ocultar original
Entra o únete Gratis para comentar