Olá
Viva a toda a maravilhosa comunidade que partilha e ensina aqui a sua arte. O meu sincero obrigada.
O meu nome é Lucília Guerreiro e vivo em Cascais, Portugal, embora tenha nascido no sul deste país no Algarve, na bonita cidade de Loulé.
O sul tem cores muito intensas especialmente no Verão quando a natureza está mais seca. Gosto muito dos contrastes entre os tons da Terra com os seus ocre, alaranjado e avermelhado e o azul do mar e do céu. O pôr do sol por estes sítios é magnífico. Nas noites estreladas, sempre gosto de ficar a olhar o céu em busca de imagens e histórias. Adoro histórias, sempre me contavam histórias quando era pequena. Depois que cresci, trabalhei como professora de crianças do 1º ciclo.
Adoro a forma como se expressam através da arte, o seu entusiasmo, concentração, desembaraço, expressividade, movimento, cor. Gostava de trabalhar com eles tudo o que fosse artístico.
E claro a magia está sempre presente quando se está com crianças pequenas, pois elas próprias aportam os seus mundos, a sua imaginação, para a sala de aula.
Sempre tive desde pequena um fascínio por histórias, contos de fadas, aventuras de heróis e heroínas. Gostava e ainda gosto muito de Banda Desenhada.
Atualmente já não estou diretamente com as crianças, por isso sinto falta desses momentos mágicos que sempre me preencheram. Então resolvi há alguns anos dedicar-me mais à arte. Comecei por aprender flauta, canto, depois guitarra. E desenhar.
Comecei a desenhar aquilo que vejo. Quase sempre tenho um pequeno caderno na bolsa e um lápis. Faz-me sentir bem. Ajuda-me a focar a tenção, pois tenho uma mente hiperativa e com tendência para deprimir, com pensamentos erráticos. Também me tenho dedicado à escrita ultimamente. Tal como o desenhar, o escrever é para mim atualmente uma terapia.
Quando era mais jovem, por volta dos 17, 18 anos fazia desenhos automáticos, bastante inspirada na corrente surrealista, incentivada por uma amiga que era artista.
Aqui na foto de capa partilho um desses antigos desenhos, baseado num sonho recorrente que tive quando era criança.
Lucília Guerreiro
Se unió en noviembre de 2019



