Tipografía, caligrafía y lettering

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers

Descubra os melhores apps para encontrar incríveis fontes gratuitas e pagas para seus projetos criativos

A tipografia é um aspecto tão fundamental no design que uma fonte ruim tem a capacidade de elevar o nível ou arruinar um projeto inteiro. Com tantos recursos disponíveis para baixar todo tipo de fontes, o conselho de uma especialista pode servir como um ótimo guia na busca por tipografias bem desenhadas e de ótima qualidade.

Neste artigo, a designer e artista visual Silvia Ferpal (@silviaferpal2) compartilha seus sites favoritos para encontrar fontes tipográficas de qualidade gratuitas ou pagas. Vencedora do Prêmio Nacional de Design da Espanha na categoria Jovem e com ampla experiência em empresas de design estratégico como Ogilvy&Mather e Designit, Silvia elaborou esta lista, que é um ótimo guia para melhorar o aspecto tipográfico de suas criações.

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers 1
No curso "Design Gráfico para Iniciantes", Silvia Ferpal dedica uma unidade inteira ao estudo da tipografia

Sites de fontes tipográficas gratuitas

1. Google Fonts

Com mais de 1.000 famílias de fontes disponíveis em 135 línguas, a biblioteca gratuita e aberta do Google é uma ferramenta ideal para web designers que procuram fontes de qualidade para cada um de seus produtos.

Cuidadosamente selecionadas pela equipe de designers, engenheiros e colaboradores do Google, cada opção do Google Fonts traz informações sobre o designer que a criou, além de visualização por tamanho e estilo.

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers 4
Página inicial do Google Fonts

2. Velvetyne

Fundada em 2010 pelo blogueiro, poeta e designer tipográfico Frank Adebiaye, a Velvetyne começou como o blog de tipografia de Adebiaye e passou a ser uma comunidade aberta e gratuita para designers.

Desde então, o site tem a missão de criar e distribuir fontes de código aberto com o objetivo de acompanhar processos criativos que não são necessariamente parte do mercado econômico.

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers 6
Página inicial da Velvetyne

3. Open Foundry

Semelhante às duas plataformas anteriores, o Open Foundry é uma biblioteca tipográfica gratuita que oferece opções de código aberto para milhares de usuários. Em sua nova versão, além de permitir o download das fontes do acervo, oferecerá novas integrações para web e redes sociais, buscando promover a colaboração, o livre acesso e o conhecimento tipográfico.

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers 8
Página inicial do Open Foundry

Sites de fontes tipográficas pagas

4. VJ Type

Sediada em Paris e fundada por Violaine & Jérémy, dois designers com um estúdio criativo, a VJ Type oferece cerca de 11 famílias tipográficas, cada uma com seus respectivos estilos. Toda fonte foi cuidadosamente projetada por um designer tipográfico, o que resulta em propostas únicas e repletas de estilo.

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers 11
Página inicial da VJ Type

5. Pangram Pangram

Fundada em 2015 por Mathieu Desjardins, a Pangram Pangram oferece mais de 30 famílias tipográficas, cada uma com sua própria variação de estilos, cuidadosamente elaboradas por especialistas. Todas as fontes podem ser testadas de forma gratuita e, no momento da compra, você pode escolher entre diferentes tipos de licenças e o número de computadores que podem ter acesso a elas.

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers 13
Página inicial da Pangram Pangram

6. Grilli Type

Fundada em 2009 por Noël Leu e Thierry Blancpain como forma de colaborar com outros designers, a Grilli Type tornou-se uma plataforma que oferece mais de 13 famílias tipográficas com suas respectivas variantes de estilo. Silvia destaca que a plataforma possui uma opção de visualização de cada família em um ecossistema digital para que os designers possam entender como a fonte funciona.

6 sites de fontes tipográficas gratuitas (e pagas) para designers 15
Página inicial da Grilli Type

Quer aprender mais sobre o uso de tipografia para criar designs icônicos? Não deixe de se inscrever no curso de Silvia Ferpal, Design gráfico para iniciantes, onde aprenderá passo a passo os aspectos fundamentais que integram uma grande criação no design.

Versão em português de @ntams.

Você também pode se interessar por:

- Open dyslexic, a fonte que ajuda pessoas com dislexia
- Técnicas para treinar sua criatividade, um curso de Silvia Ferpal
- 10 aulas gratuitas de tipografia essenciais em 2022
- 9 sites para descobrir as melhores fontes tipográficas

0 comentarios

Entra o crea tu cuenta para comentar

Recibe las novedades de Domestika en tu email